1 – Deficiência auditiva:

 

1-AMADA IMORTAL– Ludwig Van Beethoven está morto. O testamento do maior compositor de todos os tempos revela que, no passado, ele viveu um grande amor. Seus bens são destinados a alguém que ele chama de “Amada Imortal”. Voltamos no tempo para presenciar Beethoven (numa interpretação memorável de Gary Oldman) em plena atividade criativa, ao lado de Anna Marie (a linda Isabella Rossellini), com quem teria tido um romance. Um fato de sua vida que nunca foi revelado.

 

2-A MÚSICA E O SILÊNCIO Uma garota é a ponte entre os pais surdo e a sua vida social numa cidadezinha alemã. quando ela amadurece e se apaixona pela música, tenta seguir seu caminho e tem que decidir entre deixar os pais e mudar-se para Berlin e ficar e abdicar de seu futuro. bonito filme alemão, indicado ao Oscar de filme estrangeiro.

 

3-AMY – UMA VIDA PELAS CRIANÇAS-Conta a história de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.

 

4-À PROCURA DE MR. GOODBAR– Competente e prestigiada professora de crianças surdas sofre duras desilusões amorosas. Desesperada, passa a viver noites embaladas por drogas e álcool.

 

5- BABEL – Uma adolescente japonesa surda, mergulha em seu próprio mundo, recusando-se a falar, traumatizada pelo suicídio da mãe. Um dos núcleos do ótimo filme episódico de Alejandro González Yñarritu,

 

6-CORPO A CORPO– O filme conta a história da jovem surda Dot que vai morar com seus padrinhos após a morte de seus pais. Na casa de Olivia e Paul , Dot conhece Nina , a filha do casal.Mas Dot não é muito bem-recebida na casa, que se mostra cada vez mais instável. A presença da nova moradora coloca em xeque a idílica vida social de Nina e começa a expor os segredos da família.Os amigos de Nina, especialmente Connor ,passam a ter uma estranha fascinação por Dot, que também esconde os seus.

 

7-CEGOS, SURDOS E LOUCOS -Dois amigos, um surdo e um cego presenciam um assassinato, mas enquanto a polícia não os consideram testemunhas confiáveis, os criminosos querem eliminá-los por via das dúvidas. Filme de uma piada só, que só se sustenta pelo talento anacrônico de Richard Pryor e Gene Wilder.

 

8-DOT – THE QUIEST– O filme conta a história da jovem surda Dot que vai morar com seus padrinhos após a morte de seus pais. Na casa de Olivia e Paul , Dot conhece Nina , a filha do casal.Mas Dot não é muito bem-recebida na casa, que se mostra cada vez mais instável. A presença da nova moradora coloca em xeque a idílica vida social de Nina e começa a expor os segredos da família.Os amigos de Nina, especialmente Connor ,passam a ter uma estranha fascinação por Dot, que também esconde os seus.

 

8-FILHOS DO SILÊNCIO– Um professor de linguagem para deficientes decide aplicar métodos não convencionais para ensinar uma ex-aluna inteligente, mas amarga, que não quer aprender. aos poucos os dois se apaixonam. a atriz surda Marlee Matlin ganhou o Oscar por sua interpretação.

 

9-GESTOS DO AMOR-Conta a história de Fausto, um jovem surdo de família rica cuja mãe superprotetora faz de tudo para que o filho não admita sua “deficiência” e tente se parecer o mais possível com os “ouvintes”.

 

10-JOHNNY BELINDA -Em um vilarejo de pescadores, um médico se apaixona por uma jovem surda local. um dia ela é estuprada por outro residente. o médico a resgata, mas ela está grávida. quando tem o bebê, a sociedade acha que, por ser surda, ela não poderá criá-lo e o dá justamente ao estuprador e sua esposa para cuidar. Belinda então mata o estuprador… novelão dos bons de Jean Negulesco e Oscar para Jane Wyman.

 

11- JONAS (MEU NOME É JONAS)- Criança aprende línguas de sinais para sair do isolamento.

 

12- LÁGRIMAS DO SILÊNCIO -Nesta história a personagem, surda, entrega a filha aos cuidados da avó, até recuperar-se emocionalmente após a morte do marido. Durante este tempo, a avó apega-se de tal forma à neta, que requer sua guarda em processo na justiça.

 

13- MR. HOLLAND – Meu Adorável Professor –  Um professor de música sonha em guardar dinheiro para poder se dedicar apenas a compor, mas ironicamente seu filho nasce surdo e ele terá que arcar com suas necessidades especiais e adiar seus planos. um filme comovente e uma bela interpretação de Richard Dreyfuss, indicada ao Oscar.

 

14-MINHA AMADA IMORTAL – Inspirado numa famosa carta de amor escrita pelo compositor a uma amada desconhecida, mostra fatos da vida de Beethoven – o ótimo Gary Oldman -, incluindo a evolução da sua surdez, que o privou de ouvir suas próprias imortais composições. ótima biografia. – Mr. Vingança – Um rapaz surdo, tenta conseguir dinheiro para pagar o transplante de rim da sua irmã, é enganado por traficantes de órgãos e, numa última tentativa, acaba sequestrando a filha de um empresário. Ótimo filme de Chan-wook Park, primeiro filme da sua trilogia da Vingança.

 

15-NA COMPANHIA DE HOMENS-Abandonados por suas respectivas namoradas, dois executivos decidem vingar-se do sexo frágil. Para isso, encontram a vítima perfeita, a secretária Cristine, surda, que seduzirão e abandonarão. Porém um tenso embate psicológico se desenvolve entre os dois. Com diálogos afinados e direção austera e segura, o filme é considerados um dos mais inteligentes dos últimos anos.

 

16- NO SILÊNCIO DO AMOR – Uma jovem, filha de pais surdos se vê impedida de levar uma vida normal como os outros jovens de sua idade, por proibição deles. Porém um grande amor fará com que estas decisões tomem rumo inesperado. De 1985, é um retrato sensível da jovem Margaret, passado nos anos da Depressão Americana.

 

17-O PAÍS DOS SURDOS – A que se assemelha o mundo para milhões de pessoas que, desde seu nascimento, vivem no silêncio? Com Jean-Claude, Claire, Florent, Abou, Marie-Hélène e alguns outros, Nicolas Philibert nos faz penetrar e descobrir esse país longínquo, reinado pelos sistemas de comunicação específicos, onde tudo passa pelo olhar e pelo toque.

 

18-O PODER DA ESPERANÇA– Richard durante o combate no Vietnã, ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. Ao retornar para a civilização, Pimentel 1 tem que enfrentar sua nova condição. Diante das dificuldades, ele se empenha para mostrar que não é inferior a ninguém e começa a defender ideiás sobre os direitos dos deficientes, chamado a atenção do governo e da sociedade para uma realidade a qual muitos fecham os olhos.

 

19-O RODEIO DA VIDA -Um terrível acidente deixa o jovem Peter Yearwood surdo,aos 17 anos de idade. Acusada pelo próprio filho de ser a responsável por tudo o que aconteceu, Maggie, mudada-se para um rancho perto da escola especial onde o garoto está aprendendo a lidar com sua deficiência e luta para reconquistar seu amor.

 

20-O SEGRADO DE BEETHOVEN– Uma estudante é designada a trabalhar com Beethoven, o mais celebrado artista vivo da época. Ela precisa superar a descrença do músico para se tornar sua assistente.

 

21-O TROVÃO SILENCIOSO- Ann Croft é uma resguardada garota surda. Little Joe tenta ensinar a Ann a linguagem dos sinais, apenas para não contrariar Albie, o feroz e superprotetor pai da garota. No decorrer da aventura, Ann termina por salvar a vida de seu próprio pai, e também se apaixona por Little Joe.

 

22- O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN– Baseado na vida real de Helen Keller, o filme conta a comovente história de Anne Sullivan, uma persistente professora cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava. O inevitável confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha, mimando-a, sem nunca lhe terem ensinado algo concreto, é abordado durante o filme.

 

23- O PIANO– É a história de uma surda e de como a sensibilidade ou a falta da mesma influencia no relacionamento com as pessoas portadoras de deficiência.

 

24-PALAVRAS DO SILÊNCIO– Laura é uma garota surda de 20 anos que nunca esteve em contato com a linguagem de sinais.Ela é resgatada após sofrer abusos físicos e negligencia por Pam, uma assistente social que ensina ela a se comunicar e resgata sua verdadeira personalidade.

 

25-QUEBRANDO O SILÊNCIO-(Breaking the Silence) Sun Liying, protagonizada pela atriz Gong Li, é mãe solteira. Seu filho, Zheng Da, é surdo. A mãe precisa lutar para ganhar a vida, criar o filho e ensiná-lo a falar. Os problemas começam quando o garoto chega à idade escolar. Ela acredita que ele não é diferente das outros. Mas a realidade é diferente. Ela terá de ser forte para ensiná-lo como enfrentar a situação em que vivem.

 

26-QUERIDO FRANKIE -Frankie e sua mãe solteira Lizzie estão de mudança . Tentando esconder de seu filho surdo sobre a verdade de suas mudanças – a presença do pai -, Lizzie inventa histórias sobre cartas fictícias do pai.

 

27-RITMO ACELERADO- O filme mostra a vida trágica do lendário Frankie Wilde. A história nos leva através da vida de um dos melhores DJ´s conhecidos, e a subseqüente batalha com um distúrbio auditivo, culminando com sua misteriosa saída de cena.

 

28- SOB SUSPEITA – Uma defensora pública é encarregada de defender um homem surdo-mudo da acusação de homicídio. Através de bilhetes e uma informação acidental que obtém, ela fica convencida de que seu cliente está sendo usado para encobrir alguém importante.

 

29- SOM E FÚRIA-O filme trata de dois ramos da família Artinian, cada lado conduzido por um irmão, que são o centro de um entusiasmado e esclarecedor debate. De um lado, Chris e Mari são os pais ouvintes de um bebê surdo recém-nascido e decidem implantar seu bebê , para horror de seus parentes surdos. Do outro lado o irmão de Chris, Peter (ambos de família  surda) está lidando com o pedido de sua filha que quer um implante, um pedido em desacordo com seu papel de líder do movimento anti-implante.

 

30- SONS DO SILÊNCIO- Na mansão, o passado retorna para revelar terríveis assassinatos e a única testemunha é um garoto surdo que tem visões como num pesadelo sobrenatural,onde seu silêncio é o mais cruel cúmplice da morte.

 

31-SOBRE MEUS LÁBIOS -Uma funcionária surda é dedicada, mas mal paga e sem perspectivas de carreira. sua vida tem uma reviravolta quando conhece um estagiário recém saído da prisão é contratado. excelente thriller do excelente Jacques Audiard.

 

32-TRAVESSIA DO SILÊNCIO- Documentário .Mostra a relação dos surdos com o mundo dos “ouvintes”, utilizando o testemunho de pessoas nessa condição

 

33- SONS DO SILÊNCIO-Fotógrafo herda casarão na Suécia e vai passar temporada no local com noiva e o filho dela, Dennis, um garoto surdo. Nessa região, Dennis irá conhecer misterioso grupo de crianças que vive numa casa.

 

34-SOM E FÚRIA – Dante, Oliveira e Elen, amigos de longa data, têm a vida completamente impactada depois de uma apresentação de ”Hamlet”, quando Dante, que fazia o papel principal, surta e sai no meio da cena do enterro de Ofélia (personagem de Elen). Na época, quando ainda eram grandes amigos, Dante e Elen viviam uma história de amor, e Oliveira estava no auge de sua carreira como diretor. Depois da polêmica apresentação de ”Hamlet”, Dante some da vida deles durante sete anos.

 

35- TORTURA SILENCIOSA– Após assassinar uma segurança de um museu, Tim Washington (Billie Worley) rouba uma moeda cunhada por Alexandre, o Grande, de valor inestimável. Antes de ser preso, Tim deixa a moeda com um repórter, Mickey O’Malley (John C. McGinley), que investiga o caso. Vendo que também será preso, Mickey a esconde no bip de uma deficiente auditiva, Jillian Shanahan (Marlee Matlin), sua preparadora física, que passa a ser perseguida.

 

36-TOMMY -Durante a segunda guerra, um capitão desaparece deixando mulher e um filho pequeno. amos depois reaparece e a esposa e o novo marido o matam, o garoto presencia tudo e torna-se cego e surdo. musical baseado em álbum do The Who, com uma alegoria da surdez traumática)

 

37-UM LUGAR À BEIRA MAR– Shigeru é um jovem surdo que trabalha na recolha do lixo. Numa das suas rondas diárias, encontra entre os caixotes uma prancha de surf e passa a ir todos os dias treinar para a praia com a sua namorada Takako, também surda-muda, perante as piadas e a risota de outros rapazes mais experientes. Chega mesmo a participar em campeonatos de surf, impulsionado por um simpático dono de loja que lhe oferece um fato e o convence a preencher um formulário de inscrição. E se na primeira prova, Shigeru é desqualificado por, ironicamente, não ouvir a chamada, outras se seguirão, até ao fim do Verão…

 

38-VERÃO INOLVIDÁVEL– Um Orangotango Inteligente que sabe a linguagem dos sinais é o elo que faltava entre um menino surdo e o mundo.

 

  1. FILMES QUE ABORDAM A DEFICIÊNCIA VISUAL:

 

1- A COR DO PARAÍSO– No Irã rural, um garoto cego tem que deixar o internato nas férias, mas seu pai, noivo da segunda esposa reluta em levá-lo, pois um filho com deficiência é sinal de má sorte e poderia fazer com que o casamento fosse cancelado. O pai então procura escondê-lo, deixando-o trabalhar como aprendiz de um carpinteiro também cego. Uma história absurda e comovente em mais um belíssimo exemplar do bom cinema iraniano.

 

2-ALÉM DOS MEUS OLHOS – Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos, descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém.

 

3-A Maçã- Trata do isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando. 4-A Pessoa é para o que nasce: Três irmãs, cegas de nascença e cantoras, encontram o seu estar no mundo na música, cantam pelas ruas da cidade a fim de complementar a renda familiar, sustentada pela mísera aposentadoria. 5- A PESSOA É PARA O QUE NASCE (DOCUMENTÁRIO)- Três irmãs  cegas unidas por esta peripécia incomum do destino, elas viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil, a região mais pobre do país. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela as curiosas estratégias de sobrevivência da qual participam parentes e vizinhos. Mergulha em sua história, flagrando uma trama complexa de amor e morte, miséria e arte. E acompanha, numa reviravolta inesperada, o efeito-cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.

 

6- À PRIMEIRA VISTA- O filme “A primeira vista” traz através de seus personagens valiosas lições sobre a aprendizagem.O personagem convivia com a deficiência visual desde a infância e percebia o mundo através das sensações, seus outros sentidos eram apurados e ele desenvolveu várias habilidades que supriam a falta da visão.

 

7- BLINK – NUM PISCAR DE OLHOS Emma Brody (Madeleine Stowe) é uma violinista que ficou cega aos 8 anos, quando foi agredida pela mãe. Após 20 anos faz uma cirurgia que restaura parte da visão, mas é afetada por um retardo de percepção, o que significa que vê algo mas só tem consciência disto depois de algumas horas. Uma noite ela acorda e, olhando através da porta entreaberta, vê uma figura sombria descendo as escadas. Convencida de que sua vizinha foi assassinada, ela vai até a polícia. Inicialmente John Hallstrom (Aidan Quinn), o detetive encarregado do caso, não lhe dá crédito, pois como não enxerga bem acha que ela se confundiu. Porém outras duas mortes seguem o mesmo padrão. Emma tem sua vida ameaçada, assim Hallstrom tem que descobrir o motivo destes assassinatos antes que outras mortes aconteçam.

 

8-CORES DOS CEGOS- Um triângulo amoroso reúne uma talentosa atleta cega, seu treinador e a namorada dele. A jovem atleta se apaixona por ele, mas logo descobre a enorme distância que há entre seus mundos. O filme traz a participação de vários atletas portadores de deficiência campeões na China.

 

9-CASTELOS DE GELO-Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado. 10-DANÇANDO NO ESCURO– Bjork é uma imigrante que está perdendo a visão rapidamente por conta de uma doença hereditária e corre contra o tempo para conseguir dinheiro para a cirurgia de seu filho que tem a mesma doença. a obra prima de Lars von TRier, num dos filmes mais tristes já feitos.

 

11-DESAFIO SEM LIMITES – Jogador de futebol americano, no auge da carreira, fica cego. Inconformado, se mete em confusão e é preso. Recebe a visita de um dentista que ficou paraplégico devido a um acidente e que lhe propõe uma inusitada parceria: enfrentarem, juntos, o campeonato de canoagem de Gold Hill. Baseado em fatos reais. 12-E AÍ MEU IRMÃO, CADÊ VOCÊ ? –Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego e um vendedor de bíblias com um só olho.

 

13- ENCONTRO ÁS ESCURAS- Esta comédia , estrelada por Chris Pine como um jovem belo e cego á procura de sexo é “uma misitura inteligente de humor e sentimento”. mostrará o amor e a vida de uma maneira totalmente diferente! Danny é esperto, bonito, popular, e cego…não apenas fisicamente; ele também não consegue enxergar o quanto as mulheres são selvagens para ele! Depois de uma série de dolorosos encontros ás escuras arranjadas por seu irmão , Danny se apaixona por uma joven indiana, Leeza , e finalmente tudo parece perfeito. Mas quando as culturas se chocam e Leeza revela que está prometida a outra pessoa, Danny precisa provar a ela que há mais no amor do que os olhos podem ver!

 

14-ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA– Uma misteriosa doença atinge rapidamente toda a população de uma cidade, fazendo com que todos fiquem cegos. com a epidemia, a civilidade entre as pessoas acaba e a sociedade entra em colapso. boa produção, bons atores e um ótimo filme de Fernando Meirelles, baseado na obra “infilmável” do grande José Saramago.

 

15-HELEN KELLER-1954 ( Documentário ) Sua vida virou filme.  “Helen Keller in Her Story” (Helen Keller e sua História) recebeu o “Oscar” de melhor documentário da Academia de artes e ciências cinematográficas em 1955.

 

16-HEN KELLERO milagre continua (1984)- O filme retrata a história da americana Hellen Keller, que mesmo sendo cega, surda e muda, provou com a ajuda da professora Anne Sullivan a sua importância. Colorido; filme feito para a Tv, não foi lançado em vhs ou em dvd

 

17-JANELA DA ALMA (documentário) -19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual, que vai da discreta miopia à cegueira total dão seus depoimentos de como se veem e como enxergam o mundo. um documentário luminoso de João Jardim e Walter Carvalho.

 

18-LIBERDADE PARA AS BORBOLETAS – Jovem músico cego decide morar sozinho, longe da mãe super protetora. Aluga apartamento em São Francisco e envolve-se com uma vizinha, atriz. A mãe do rapaz e as exigências da profissão da moça são dois grandes obstáculos para o relacionamento deles.

 

19-LUZES DA CIDADE– Charles Chaplin é um vagabundo que se apaixona por uma florista cega, que pensa que ele é um milionário e ele a deixa acreditar na mentira. ela adoece e ele faz de tudo para conseguir dinheiro para que ela seja operada e volte a enxergar. bonito, um dos melhores e mais comoventes do genial cineasta.

 

20-MERGULHO EM UMA PAIXÃO- Webster é órfã e mora com a tia, que não faz o menor esforço para compreender as travessuras da menina e logo desiste de criá-la. A garota sai de casa, em busca de seu sonho e acaba se tornando protagonista de um espetáculo onde tem que pular com um cavalo e um tanque de água. Tudo corre bem até um salto não sair como planejado e ela fica cega.

 

21-MR. MAGOO- Um milionário atrapalhado e com problemas de visão se apaixona por uma ladra, envolvendo-se em problemas quando um cobiçado diamante cai em suas mãos.

 

22-O OLHO DO MAL- Sydney Wells é uma violinista renomada, que sofreu uma tragédia na infância que a deixou cega. Ela sempre sonhou em fazer uma cirurgia de transplante de córneas e, quando finalmente consegue, recupera a visão. Para se adaptar à nova situação ela conta com a ajuda de sua irmã Helen e do dr. Paul Faulkner , um neuro-oftamologista. Porém logo Sydney passa a ver imagens sombrias e aterrorizantes, que a assombram. Sem saber se a situação é consequência da adaptação de seu cérebro à nova situação, Sydney passa a desconfiar que a causa está ligada ao doador anônimo das córneas usadas em sua operação.

 

23- Eles encontrarão uma forma de ajudar-se mutuamente e se tornarão grandes amigos. Com Della Reese e Kelly Rowan.

 

24-O SILÊNCIO- Conta a visão de mundo de um garoto cego pelos sons, pela audição, e não pela imagem, como normalmente é feito.

 

25-O SEGREDO DE BEETHOVEN– Anna Holtz (Diane Kruger) é uma jovem de 23 anos que sonha em se tornar uma compositora. Como estudante do Conservatório de Música, ela é indicada para um cobiçado cargo em uma editora musical. Devido a uma série de eventos ocasionais ela é designada para trabalhar juntamente a Ludwig van Beethoven (Ed Harris), o mais celebrado artista vivo da época. Inicialmente descrente, Beethoven faz a Anna um desafio de improvisação, no qual ela demonstra sua sensibilidade musical. Beethoven a aceita como escriba, dando início a um forte relacionamento entre os dois.

 

26- PERFUME DE MULHER– Um jovem recruta é destacado para ser acompanhante de um capitão cego, numa viagem de Turim a Nápoles. O oficial não aceita ser tratado com piedade e passa a infernizar o recruta.

 

27-QUANDO SÓ O CORAÇÃO VÊ- Trama de uma garota branca e cega que não sabe que seu namorado é negro.PATCH OF BLUE, A, EUA, 1965

 

28-RAY Biografia do músico norte-americano, que ficou cego aos 7 anos de idade, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão menor. sua carreira e as dificuldades com as drogas, o racismo e as mulheres. Jamie Foxx ganhou o Oscar pelo papel.

 

 29-UM CLARÃO NAS TREVAS– Audrey Hepburn é uma jovem que ficou cega recentemente e ainda não aprendeu bem a se deslocar na escuridão. seu marido chega de uma viagem e, no aeroporto, uma mulher desconhecida lhe entrega uma boneca e pede a ele que guarde. mas um psicopata assassino, vai atrás da boneca, recheada de heroína, e coloca a vida da jovem em perigo. um ótimo suspense, que deu à Audrey uma indicação ao Oscar.

 

30-UMA HISTÓRIA DE LUTA- Saga de um garoto cego durante os anos 70. Ele luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco (Luca Capriotti) é um jovem toscano de dez anos apaixonado por cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da…

31-Uma vida para viver: Crianças com deficiência visual, preparadas por seus professores para uma vida independente, falam sobre o que querem ser quando crescerem, e mostram acreditar que não existem barreiras ou limites para elas

 

32-VERMELHO COMO O CÉU Anos 70, um garoto toscano de 10 anos, sofre um acidente com a arma do pai e perde a visão. Como na época era proibido aos cegos frequentarem escolas normais na Itália, ele é enviado a um internato em Gênova, onde descobre sua forma de adaptar-se ao mundo. Baseado na história real do mais famoso sonoplasta do cinema italiano, Mirco Menacci. Bello.

 

33-ZATOICHI– Japão do século 19, um andarilho sobrevive fazendo massagens e jogando cartas, mas por trás de sua aparência humilde esconde-se um talentoso espadachim. quando, numa aldeia, ele é obrigado a defender duas gueixas, acaba chamando a atenção da máfia local e é obrigado a voltar à ação. um dos melhores filmes de Takeshi Kitano, também protagonista no filme.

 

  1. Filmes que abordam a deficiência física:

 

1- A BORBOLETA AZUL– Pete Carlton (Marc Donato), de 10 anos, tem um câncer fatal no cérebro e só pode se locomover em cadeira de rodas. O que ele mais ama é observar a vida de pequenos insetos. Seu sonho é capturar a lendária borboleta azul, só encontrada nas florestas das Américas Central e do Sul. Teresa (Pascale Bussières), mãe de Pete, faz de tudo para que o filho realize seu desejo. Ela convence Alan Osborne (William Hurt), um notório entomologista, a realizar com o menino a viagem à floresta. Juntos, os dois seguem em busca do mítico inseto.

 

2-A FORÇA DE UM CAMPEÃO- A luta e força de vontade de um rapaz de 18 anos contra o câncer que o obriga a amputar a perna. Com o objetivo de conseguir doações para instituições que trabalham com cancerosos, ele resolver atravessar todo o Canadá com apenas uma perna. 3-A FORÇA DA NATUREZA- Page é uma jovem que fica revoltada após sofrer um acidente que fica paraplégica. Seu pai contrata uma terapeuta que se utiliza da forca dos animais para assim recuperar seus pacientes, mas como a menina se recusa a cooperar, e levada para um rancho, onde encontrara belíssimo Wind Dancer, um puro-sangue que vai encantá-la e ajudara na sua recuperação.

 

4-AMARGO REGRESSO- Um capitão das forças armadas americanas vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.

 

5-A HISTÓRIA DE BROOKE ELLISON – Uma garota de 11 anos, Brooke Ellison (Lacey Chabert), é atropelada. Após passar dias inconsciente, ela desperta aos poucos para sua nova realidade: está tetraplégica. Com o apoio da família e amigos, principalmente de sua mãe, ela tentará romper barreiras consideradas intransponíveis para as pessoas na sua condição.

 

6-A SOMBRA DO PIANO- No Canadá, Franny Basilio luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito à Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista.   Ela própria, que tem um dos braços paralisado, acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob suas limitações, devida à doença, e sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo a esse esforço para dar à irmã mais nova uma vida mais saudável é a mãe delas. Regina uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle, tornando-se uma mãe superprotetora, além de ser uma pessoa muito carente.

 

7-ALGUÉM PARA AMAR- Para quebrar o gelo da sua vida sentimental, Susan resolve passar suas férias numa elegante cidade dos Alpes franceses. Mas antes, ela convence o seu medico a colocar um gesso no lugar do aparelho ortopédico que é obrigada a usar desde pequena. Alegre, brilhante, atraente, Susan chega e logo vê inúmeros corações se derreterem por ela. Até que conhece Peter e, apaixonada, sente que não poderá mais esconder a sua verdade.

 

8-A LUTA DE DENNIS BYRD- A história real de Dennis Byrd, astro do futebol americano. Em pleno campeonato, ele se choca com outro jogador. O acidente estraçalha suas vértebras e o deixa paralítico do pescoço para baixo. Com incrível força de vontade, inicia tratamento para se restabelecer.

 

9-CARNE TRÊMULA – Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex- policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex- policial.

 

10-COMO UMA BORBOLETA: Przemek teve paralisia cerebral ao nascer. Sua capacidade de comunicação ficou totalmente comprometida até que teve acesso à linguagem BLISS e revelou sua capacidade de expressão.

 

11-DE PORTA EM PORTA- Rapaz, que sofreu mau uso do fórceps no nascimento, busca colocação no mercado de trabalho como vendedor. Como todos o rejeitam, por sua deficiência, se predispõem a aceitar uma área na qual vendedor algum teve resultado. Além do êxito, conquista destaque entre os vendedores verídico. 12-DR. FANTÁSTICO- Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico. 13-Gattaca: Num mundo onde as pessoas são manipuladas geneticamente, rapaz concebido pelo método natural tenta esconder seus defeitos, assumindo identidade de outro que ficou paraplégico.

 

14-EPIDEMIA: Nos anos 50, na Dinamarca, milhares de pessoas foram infectadas pela poliomielite. Niels Frandsen procura as palavras e as imagens para um registro histórico e pessoal. 15-ETERNO AMOR – Mathilde tem deficiência física, em virtude de poliomielite adquirida na infância. Mas a deficiência nunca foi obstáculo para impedi-la de correr atrás de seu amor e não mediu esforços para conseguir o que realmente. 16-FELIZ ANO VELHO Adaptação do best-seller autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, conta a história de um universitário que fica tetraplégico após um mergulho. Vencedor de sete prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor roteiro.

 

17-FRIDA- História de Frida Kahlo, pintora mexicana que sofreu um acidente aos 17 anos – trata de deficiência física e traz uma mensagem de coragem e força. 18-FOREST GUMP– Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

 

19-FELIZ ANIVERSÁRIO TALIDOMIDA (DEFICIÊNCIA E USO DA TALIDOMIDA) Relato pessoal de Mat Fraser, que pertence à primeira geração de pessoas que adquiriram algum tipo de deficiência pelo uso de talidomida por suas mães durante a gestação. Numa viagem ao Brasil, Mat conhece várias gerações afetadas pela talidomida, investiga o uso da droga e conhece mulheres que ainda a usam.

 

20-GABY – UMA HISTÓRIA VERDADEIRA -Gabriela Brimmer nasceu com paralisia cerebral e só conseguia mexer seu pé esquerdo. Ela começou a usar esses movimentos para se comunicar e conseguiu se tornar uma reconhecida escritora e poetisa.

 

21-JOHNY VAI À GUERRA – Filme poético e chocante, é narrado em dois níveis, com o preto e branco e o colorido separando a vida e a agonia de um soldado reduzido a um torso em combate durante a 1ª Guerra Mundial. Por meio de um monólogo interior, somos testemunhas do que foi a vida de um jovem soldado e acompanhamos o que restou do seu corpo numa sala escura de hospital.

 

22-JONI- A história verídica sobre Joni Eareckson Tada. Joni era uma jovem cheia de vida, quando algo terrível aconteceu. Aos 17 anos, num acidente ao mergulhar, Joni Eareckson quebrou o pescoço, ficando tetraplégica. Sua frágil fé foi testada ao limite do desespero e da decepção. Mas para Deus este não era o fim de Joni. Era apenas seu recomeço.

 

23-KING GIMP – Vencedor do Oscar Documentário que retrata a condição de vida de um jovem com paralisia cerebral.

 

24-LIVRE PARA VOAR – Richard após um incidente da justiça, é obrigado a dedicar-se a 120 horas de serviços comunitários para compensar o incidente do vôo. E isso inclui a tarefa de distrair a jovem Jane, de 25 anos, que sofre de uma doença degenerativa.

 

25-LUA DE MEL- Casal de ingleses embarca em um cruzeiro onde conhecem um casal formado por uma linda mulher e um cadeirante. Este, sádico, conta aos ingleses a trajetória de seu romance, da paixão ao desencanto. 26-MAR ADENTRO – Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares

 

27-  PAIXÃO E GLORIA- Esporte de pessoas paraplégicas que encontram um novo sentido para a vida. Em cadeiras especiais a lá “Mad Max”, jovens com restrições de movimento nas pernas e braços se enfrentam em quadras de basquete em duelos poderosos. Paralelamente vemos as lutas individuais dos protagonistas: um jovem que busca redenção com o acidente que o feriu, um jogador aposentado que passa a treinar o time do Canadá e é visto como traidor pelos americanos, e um jovem recém incapacitado que busca esperança no esporte. Temas como sexualidade e convivência com a sociedade também são abordados, à medida que entendemos que sobre as rodas vivem seres humanos dignos e capacitados.

 

28-MEU PÉ ESQUERDO – Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.

 

29-MUITO TARDE PARA O AMANHÃ- O filme nos conta a história de um jovem condenado à cadeira de rodas para o resto da vida e da maneira como ele descobre o amor.

 

30-NAS PONTAS DOS PÉS- Uma jovem descobre que está grávida, mas seu namorado não quer que ela tenha o bebê e quando ela insiste, começa a descobrir que ele vem de uma família de anões.

 

31-NASCIDO EM 4 DE JULHO- Soldado americano é ferido no Vietnam e fica paraplégico. Torna-se um ativista político contrário à posição americana na guerra e é visto como um traidor. Baseado em história real e vencedor do Oscar de Direção e Montagem. 32-NASCIDO ANORMAL – ( VÍTIMA DA TALIDOMIDA )  O ator Mat Fraser passeia pela história de artistas portadores de deficiência. Mat nasceu com os braços curtos como resultado do medicamento Talidomida que sua mãe tomou durante a gestação. Aprendemos sobre lendários artistas portadores de deficiência enquanto Mat experimenta se apresentar no último Freak Show sobrevivente nos Estados Unidos

33-NINGUÉM É PERFEITO – Robert de Niro Walter Joontz (Robert De Niro) um guarda de segurança aposentado, ultraconservador com orgulho, que vive em Nova York. Certo dia, ao tentar ajudar um vizinho em dificuldades, Walter recebe um golpe que o deixa com paralisia parcial do corpo. Recusando-se a deixar o apartamento em que vive, Walter concorda com um programa de reabilitação que inclui aulas de canto com um artista que mora no apartamento de cima: uma drag queen chamada Rusty (Philip Seymour Hoffman).

 

34-O DESPERTAR PARA A VIDA  Internados numa enfermaria, um escritor, um alcoólatra e um motoqueiro racista têm de lidar com suas diferentes posturas para superar seu difícil cotidiano.

 

35-O DOMADOR DE CAVALOS– Martín Ochoteco, um treinador nada tradicional que utiliza métodos pacíficos, requisitado em todo o mundo por conta de seu talento Martin é argentino e desde pequeno se interessou por cavalos. Começou montando e domando cavalos de polo e continuou seu aprendizado na Suíça, onde domou e treinou cavalos árabes de corrida considerados indomáveis por seus donos.

 

36-O COLECIONADOR DE OSSOS- Um brilhante investigador policial fica tetraplégico após sofrer um acidente. Isso não o impede de continuar seu trabalho, desvendando um assassino em série, com a ajuda de uma jovem e dedicada policia.

 

37-O BEIJO AMARGO- A antológica e chocante seqüência de abertura, um dos pontos altos da filmografia de Fuller, faz parte da história do cinema: mostra uma mulher batendo no cafetão que a maltratava, até ele cair no chão. Depois deste acerto de contas, Kelly (a estatuesca Constance Towers) resolve mudar de vida e vai trabalhar como enfermeira de um hospital infantil para deficientes físicos numa pequena cidade. Mas, em Grantville, ela descobrirá que a perfeição e a tranqüilidade do lugar escondem pessoas mesquinhas e doentes, que podem até machucar as mais indefesas criaturas.

 

38-O ALEIJADINHO- Além de revelar a intimidade do artista, sua formação de escultor e arquiteto, fala da misteriosa doença que adquire aos 47 anos de idade. Doença que o aflige pelos sofrimentos, não o impede de trabalhar até os 76 anos, com os instrumentos resto da vida, e que apesar de enormes que seus três fiéis auxiliares lhe amarram nas mãos. Aleijadinho vive os dois últimos e dolorosos anos de sua vida, entrevado num cama.

 

39-O PASSO DE UM VENCEDOR-(FILME DOCUMENTÁRIO)- A trajetória de vida de Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê, ganhará mais um capítulo a partir de maio deste ano. O surfista bi-amputado e campeão de triathlon realizará no dia 21 de maio, em São Paulo, o lançamento do documentário “Pauê – O Passo de Um Vencedor”, às 20h30. O filme registra a vida e os momentos de superação do cidadão e atleta que, aos 18 anos, sofreu um grave acidente em que perdeu parte das pernas, mas que por meio do esporte conseguiu superar limites e barreiras que a vida lhe trouxe.

 

40-O PEQUENO MILAGRE: Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu. Encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e inteligência.

 

41-PROVA DE CAPACIDADE: Jacob Baldwin, com paralisia cerebral, parte para uma “Prova de Capacidade”: quatro anos e meio pelas estradas da Austrália a 8 km/h numa cadeira de rodas motorizada. 42-QUERIDA PERLA: Perla é atriz e a última remanescente de uma família judia de anões que formava uma trupe musical e que sobreviveu às experiências do Dr. Mengele em Auschwitz. Também os anões começaram pequenos (anões): De maneira angustiante, o filme mostra a escalada da brutalidade e da agressão em um reformatório para anões. Aproveitando-se da ausência do diretor, e sem motivo aparente, apenas pela vontade de fazer algo diferente, os anões se rebelam contra os regulamentos que regem o estabelecimento e acabam provocando um caos absoluto. 43-Rei Coragem: História, lutas e vitórias de um jovem com paralisia cerebral, Dan Keplinger, e sua trajetória até ser consagrado como um artista plástico.

 

44-SEMPRE AMIGOS– Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta.

 

45-TAMBÉM OS ANÕES COMEÇARAM PEQUENOS-  Num mundo onde todos são anões, um grupo de jovens que moram num orfanato estavam cansados das regras, e resolvem se rebelar. Enquanto um deles é pego pelo diretor na fuga, os outros transformam a instituição em completa anarquia.

 

46-TUDO PELA VIDA-Atriz de novela sofre acidente e vai recuperar-se na casa dos pais. É terrível com as enfermeiras até desenvolver amizade com uma delas.

 

47-UMA JANELA PARA O CÉU-História de uma esquiadora que fica paraplégica em um acidente numa competição, tornando-se professora e lutando pelo seu amor

 

48-UMA RAZÃO PARA VIVER-(A Test of Love), Austrália, 1984. Dirigido por Gil Braaley, Por um erro de diagnóstico, vítima de paralisia cerebral é enviada a instituição para doentes mentais. Uma professora (McGregor) descobre o erro e tenta repará-lo.

 

  1. Filmes que abordam a deficiência intelectual:

 

1-AS CHAVES DA CASA– Paolo (Andrea Rossi) tem 15 anos e sofre de deficiências físicas e psicológicas provocadas pelo parto, que culminou com a morte de sua mãe. Criado pelos tios na Itália, Paolo precisa viajar anualmente até um hospital de Berlim para terapia de reabilitação. Seu pai, Gianni (Kim Rossi Stuart), aparece para acompanhá-lo pela 1ª vez durante a viagem, numa tentativa de se aproximar do filho. Suas vidas se transformam quando eles encontram Nicole (Charlotte Rampling), uma mulher forte que se dedica de corpo e alma aos cuidados de sua filha deficiente.

 

2-A CASA – Um grupo de mulheres portadoras de deficiência mental que falam de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones.

 

3-AFTER LIFE– Após sofrer um terrível acidente de trânsito, Anna (Christina Ricci) desperta sobre a mesa de trabalho de uma funerária. Eliot Deacon (Liam Neeson), o diretor do local fala que ela não está viva, mas que se encontra na transição entre a vida e a morte e que ele pode falar com ela porque tem a capacidade de se comunicar com os mortos. Assim, ele é o único que pode lhe oferecer ajuda. Paul (Justin Long), o noivo de Anna, sente que algo não vai bem e tem a percepção de que alguma coisa estranha acontece na funerária onde o corpo de sua noiva está sendo preparado para o funeral.

 

4-A GAROTA IDEAL-Conta a história de Lars Lindstrom, um jovem tímido que mora isolado do mundo na garagem da casa seu irmão mais velho Gus e de sua cunhada Karen , até que recebe a “visita” de Bianca: uma linda missionária religiosa, meio dinamarquesa, meio brasileira. O problema é que Bianca na verdade é uma boneca inflável( de tamanho natural ) que na qual Lars fantasia em sua cabeça que ela é real,desde então começa uma história com uma mistura profunda de sensibilidade e uma boa dose de humor conduzida com competência por Craig Gillespie (Em pé de guerra) e uma atuação comovente Ryan Gosling .

 

5-A MAÇÃ-  o drama dos pais (do pai, principalmente) para não ver as filhas ficarem sob a tutela do Estado. Ele tentará ensinar as meninas a desenvolver habilidades essenciais, como varrer o terreiro e fazer comida, para provar a uma assistente social que elas devem ficar com a família. O instigante é que não só a história das irmãs é verídica como os envolvidos no drama representam a si mesmos no filme.

 

6-AMADEUS – Autismo, Síndrome de asperger, relações sociais, inveja Mozart nasce com o dom da música e o filme  retrata a personalidade extremamente criativa dele, em contraste com um mundo que rasteja na insanidade e na inveja. Autistas “funcionam” em diferentes graus de inteligência, mas no geral os “asperger” possuem uma inteligência que pode ser normal ou mesmo acima da média, como no caso de Mozart.  Amadeus é um filme maravilhosamente triste. Amadeus também fala sobre frustrações. A frustração de não ser tudo aquilo que se deseja. A frustração de saber que há alguém infinitamente melhor precisamente naquilo que mais admiramos e tentamos alcançar. É sobre a frustração de ver um legado esquecido à medida que a velhice se aproxima. Amadeus mostra-nos os extremos sentimentais que podemos experimentar. Fascínio e repulsa, amor e ódio, sentimentos que, no fundo, se complementam

 

7-ASAS DA LIBERDADE- Um ex-combatente do Vietnam é internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes. 8-A  SOMBRA DO PIANO – Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação.

 

9-BENNY E JOON- CORAÇÕES EM CONFLITO- Benny cuida de sua irmã Joon – que sofre de sérios problemas psicológicos( autismo) – desde a morte dos pais. Ela ganha, num jogo de pôquer, sua cara-metade: o irreverente Sam, um jovem inteiramente fora do comum, apaixonado pelos mestres da comédia muda. E o leva para casa, para desespero de Benny.

 

10-COLEGAS- Stallone (Ariel Goldenberg) Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia surge à ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa “brincadeira”. Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

 

11-CÓDIGO PARA O INFERNO/ MERCURY RISINGArt. Jeff Ries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lê em inglês. essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeff Ries está envolvido. perseguido por assassinos implacáveis, Jeff Ries logo percebe que não pode confiar em ninguém. agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.

 

12-DO LUTO À LUTA (DOCUMENTÁRIO) – Uma análise da deficiência Intelectual, Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando são deixados de lado os preconceitos e estigmas sociais.

 

13-EDUCATING PETER-A História do primeiro ano de Pedro em uma sala de aula de ensino regular com crianças normais. A primeira semana de aulas na turma de terceiro Sra. Stallings é provavelmente o mais angustiante na vida de muitas dessas crianças. No entanto, depois de muitas tribulações e uma grande dose de planejamento, Mts. Stallings, seus alunos, e Peter crescer a aceitar, confiar e aprender uns com os outros.

 

14-ESTAMIRA – A Estamira que dá nome ao documentário tem 63 anos. Com problemas mentais, ela trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O filme traça um perfil dessa interessante mulher, colocando em pauta assuntos como a saúde pública, a vida nos aterros cariocas e a miséria brasileira.

 

15-EXPERIMENTANDO A VIDA – Molly McKay é uma mulher de 28 anos que é intelectualmente lenta, pois sofre de autismo desde a infância. Ainda muito jovem foi internada, mas agora, com o fechamento da instituição, Buck McKay, seu irmão, fica com sua guarda. Buck não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos eram dois estranhos. 16-FLORES DO AMANHÃ – O ano é 1976 e a morte de Mao Tse Tung deu fim à tirania na China. O pintor Gennian passou anos preso num campo de trabalho, onde teve suas mãos deformadas. Ele volta para casa para os braços de sua amada esposa Xiuqing e para seu filho de nove anos Xiangyang que, além de não reconhecê-lo, sente-se profundamente incomodado com a nova presença na sua vida. Recusando-se a aceitar seu crescente talento para pintura, Xiangyang deixa um explosivo destruir sua mão – uma tentativa desesperada de copiar o defeito de seu pai e destruir seu sonho de ver o filho na carreira artística. Passam-se décadas e uma série de eventos conturbados criam uma China desligada de seu pasado e de suas tradições. Ironicamente, Xiangyang torna-se torna-se um renomado pintor, mas continua a ter um relacionamento difícil com o pai.

 

17-GILBERTO GRAPE – Aprendiz de Sonhador– Endora, Estados Unidos. Gilbert Grape (Johnny Depp) é um adolescente que, desde a morte do pai, é o responsável por sustentar a família. Sua mãe Bonnie (Darlene Cates) sofre de obesidade mórbida desde que entrou em depressão, após o suicídio do marido, o que faz com que o caçula Arnie (Leonardo DiCaprio) fique sob os cuidados de Grape. Há ainda duas irmãs, Amy (Laura Harrington) e Ellen (Mary Kate Schellhardt), que estão sempre ocupadas na cozinha. A vida em família é repleta de carinho e proteção, apesar das dificuldades enfrentadas. Até que Grape se apaixona por Betty (Mary Steenburgen), uma dona de casa casada.

 

18-GABRIELLE- A jovem Gabrielle com Síndrome de Williams, doença próxima do autismo, caracterizada pelo atraso mental, dificuldade na leitura e gosto exacerbado pela música. Na escola onde frequenta, para adultos com a mesma condição física, ela encontra Martin, rapaz que se torna o seu namorado. Gabrielle sonha em se tornar independente, às vésperas de uma apresentação de coral junto de Martin. Mas as famílias dos dois não têm certeza que eles sejam capazes de cuidar um do outro.

 

19-GIDEONUM ANJO EM NOSSAS VIDAS- Gideon é um homem simples, alegre, mas com a idade mental de uma criança. Ele tem uma vida tranqüila no interior dos EUA, onde mora ao lado de sua tia. Tudo vai bem até o dia em que ela resolve se casar e interna Gideon em um asilo para idosos. De uma hora para outra o rapaz é obrigado a conviver com pessoas que perderam a esperança de vida.

 

20-HOMENS DE HONRA – Carl Brashear, interpretado por Cuba Gooding Jr., não deixa nada atrapalhar o seu caminho. Filho de um agricultor de Kentucky, Carl deixa a casa dos pais em busca de uma vida melhor. “Nunca desista… seja o melhor!” Essas foram as palavras de despedida de seu pai, e Carl leva estas palavras dentro do coração. Ingressa na Marinha e deseja tornar-se mergulhador de elite da divisão de buscas e resgates.

 

21-JOGO SUBTERRÂNEOMartín (Felipe Camargo) é um pianista que criou para si próprio um jogo, que tem como objetivo encontrar a mulher de sua vida. Sempre que entra em um vagão do metrô ele escolhe uma mulher que o atraia e passa a torcer que ela siga o mesmo caminho que ele. Apenas caso isto ocorra ele pode tentar se aproximar dela. Em meio a suas várias tentativas frustradas, Martín conhece algumas pessoas que mudam sua vida: Tânia (Daniela Escobar), uma mulher que se apaixona por ele e tem uma filha autista (Thávyne Ferrari), e Laura (Júlia Lemmertz), uma escritora cega. Seguindo seu jogo Martín conhece Ana (Maria Luísa Mendonça), que o atrai de tal forma que faz com que ele abandone as regras que ele próprio criou. Ana inicia então um romance com Martín, que se baseia em mistérios que um mantém para o outro.

 

22-LEÓN E OLVIDO: Olvido é uma mulher de 21 anos. León, seu irmão, tem síndrome de Down. Faz 4 ou 5 anos que ficaram órfãos e, como única herança, eles têm a casa onde moram e um carro velho. Entre eles começa desenvolver-se, de modo cada vez mais desesperado, um conflito: Olvido quer que León aceite morar em um internato ou que vá e volte sozinho da escola e se ocupe, pelo menos, de suas coisas e de algumas tarefas domésticas, enquanto León faz todo o possível para que suas atividades, responsabilidades e tarefas sejam mínimas e sua irmã cuide dele de corpo e alma.

 

23-LOUCOS DE AMOR/ MOZART AND THE WHALE– Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a síndrome de asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. como muitos portadores da síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. mas quando a bela mas complicada isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida – e seu coração – ficam de cabeça para baixo.

 

24-MEU NOME É RADIO– Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem “lento”, James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma “brincadeira” de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

 

25-MEU FILHO, MEU MUNDO/ SON-RISE: A MIRACLE OF LOVE- Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. um dia vem a confirmação do que suspeitavam… Raun era autista. decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salva La.

 

26-MENINA DE OURO- Um treinador veterano tem sua vida transformada após o aparecimento de uma jovem que deseja ser treinada por ele.    Vencedor de 4 Oscar. 27- MENTES QUE BRILHAM -EUA, 1989, dirigido por Jodie Foster. Tendo no elenco a própria Foster, Dianne Wiest, Adam Hann-Byrd, o enredo conta a história de uma jovem operária, mãe solteira de uma criança que se revela superdotada, tendo como inspiração a própria história de Jodie, a qual foi uma criança-prodígio, enfrentando muitos desafios em sua vida, tais com aceitação e no filme o pequeno também encontra muitos problemas a enfrentar.

 

28-MISSÃO ESPECIAL – Miracle Run: Corrine descobriu o amor com os seus filhos, mas fica transtornada ao descobrir que não existe cura ou tratamento efetivo para a doença dos gêmeos. Para não se tornar prisioneira desta deficiência, ela está determinada a propor uma vida normal aos garotos, e começa uma jornada em busca desta nova vida. Terá que enfrentar muitos obstáculos para superar os preconceitos da sociedade, e mostrar a capacidade deles. O Gênio do Videogame: Menino autista é levado pelo irmão em uma viagem para disputar torneio de videogame.O Inocente: Menino autista com grande facilidade como desenhista, presencia um assassinato.

 

29-MEU NAMORADO PUNPKIN- Carolyn McDuffy é uma típica patricinha universitária americana, membro da fraternidade Alfa Omega Pi. Ela e suas companheiras têm como principal objetivo derrotar a casa Tri-Omega na disputa anual das fraternidades. Para agradar o conselho eleitor, as moças decidem ajudar no treinamento de atletas deficientes para as Para – Olimpíadas da universidade. Carolyn fica encarregada de um jovem chamado Pumpkin Romanoff . A princípio sem paciência para a tarefa, Carolyn vai aos poucos se aproximando do rapaz, cativada por sua calma e honestidade. Para surpresa de suas amigas, de seu namorado e da própria, Carolyn e Pumpkin se apaixonam.(DVD importado)

 

30-NICK E GINO- Nick tem deficiência mental e é lixeiro por ocupação. Gino, seu irmão, inicia sua carreira de médico. Nick é ingênuo e depende de Gino para se livrar da hostilidade do mundo.

 

31-NINGUÉM É PERFEITO- Walter é um guarda de segurança aposentado, ultra conservador com orgulho, que vive em Nova York. Certo dia, ao tentar ajudar um vizinho em dificuldades, Walter recebe um golpe que o deixa com paralisia parcial do corpo. Recusando-se a deixar o apartamento em que vive, Walter concorda com um programa de reabilitação que inclui aulas de canto com um artista que mora no apartamento de cima: uma drag queen chamada Rusty.

 

32-NÓS SEMPRE O AMAREMOS– Casal dá à luz a gêmeos, um portador da síndrome de Down e outro com saúde fraca. O casal decide doar o primeiro a uma família que já possuía 13 filhos adotivos com o mesmo problema. Os avós maternos resolvem entrar na justiça para impedir a adoção.

 

33-NELL -Nell (Jodie Foster) é uma jovem que nunca entrou em contato com a sociedade, que vive apenas com sua mãe eremita e fala um dialeto próprio. Após a morte da mãe, Nell é encontrada por Jerome Lovell (Liam Neeson), um médico que a ajudará a se integrar na sociedade, ao mesmo tempo que demonstra seu fascínio pela sua descoberta. Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, para Jodie Foster.

 

34-O ENIGMA DAS CARTASQuando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta 35-O GÊNIO DO VIDEOGAME – ( AUTISMO ) Corey (Savage) e Jimmy (Edwards) são dois irmãos que, devido à separação dos pais, correm o risco de serem separados um do outro. Jimmy é uma criança com alguns problemas mentais, surgidos após a morte de sua irmã. Um dia, Corey descobre que seu irmão mais novo é um verdadeiro gênio do video-game, provavelmente um dos melhores que ele já viu jogar. Os dois iniciam uma verdadeira jornada rumo à Costa Oeste americana, onde se realizará um dos maiores torneios de video-game que já se viu. Mas, nesta aventura, os dois irmãos precisam evitar algumas pessoas, que tentarão de tudo para separá-los.

 

36-OITAVO DIA Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa mas não consegue se desvencilhar dele.

 

37-OCEAN HEAVENUm pai que sofre de câncer e tem um filho autista, seu drama é conseguir preparar seu filho para viver sem a ajuda dele, e mesmo procurar alguém que olhe por seu filho após sua morte.

 

38-OS DOIS MUNDOS DE CHARLY- Charly, um homem de 30 anos, retardado mental, que trabalha numa padaria. Dois pesquisadores, um neurocirurgião e uma psiquiatra, o convidam a participar de um experimento, antes só testado em ratos, que aumenta a inteligência. A experiência supera as expectativas, e Charly se torna um gênio. A nova situação muda sua vida, e ele pede sua professora em casamento. Mas ele observa que a inteligência do rato começa a regredir, e deduz que logo o mesmo ocorrerá com ele.

 

39-O SEGREDO DE ADAM: Um professor de matemática e uma pianista formam um casal feliz que finalmente vai ter um bebê. Nasce Adam, mas a mãe intui que há algo errado com a criança. 4 anos depois o menino autista ainda não fala, só desenha e tem fixação por um canal de crimes. Todos os que lhe perturbam começam a morrer, inicia-se a investigação policial (que suspeita do menino), paralelamente a mãe tenta desesperadamente proteger a criança e desvendar o mistério que envolve o filho.

 

40-O SELVAGEM DO AVEIRON – Cantão de São Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que possui 11 ou 12 anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron (Jean-Pierre Cargol), sendo que se alimenta de grãos e raízes, não anda como um bípede nem fala, lê ou escreve. O professor Jean Itard (François Truffaut) se interessa pelo menino, que é levado a Paris para determinar seu grau de inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da educação, por não conviver com ninguém da espécie. Itard começa a educá-lo. Todos pensam que ele vai fracassar, mas com amor e paciência aos poucos obtém resultados.

 

41-O TREPACEIRO- Pressionado por um tio ambicioso (Brian Cox) e por uma pilha de dívidas, um adorável perdedor Steve Barker (Knoxville) apela para uma armação desprezível, maluca e impensável. Ele finge ser um deficiente mental para participar das Paraolimpíadas e obter a medalha de ouro. Mas quando os outros competidores descobrem o golpe, eles o inspiram a aceitar o maior desafio de todos: tornar-se uma pessoa melhor

 

42-PODER DA EMOÇÃO- Uma garota de 10 anos cria uma forte amizade com um homem com problemas mentais, cuja mãe pensa em deixar sob os cuidados de um profissional.

 

43-PRISIONEIROS DO SILÊNCIO: Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele.

 

44-POR FORA, POR DENTRO: Documentário onde um homem autista e mudo divide sua profundidade interna. Uma maneira original de apresentar as frustrações da mudez aos espectadores. 45-QUEM FALARÁ POR JONATHAN: Família de garoto com a Síndrome de Down o interna numa clínica. Voluntária toma especial atenção pelo garoto, e entra em conflito com seus pais.

 

46-REFLEXO DA AMIZADE- Para se acertar com a esposa e o filho de 13 anos, o artista plástico Tom Warshaw, que leva uma vida boêmia em Paris, volta aos seus 13 anos no Greenwich Village, em Nova York. Ele rememora a depressão da mãe, a amizade com o deficiente Pappas, o primeiro amor e a tragédia que mudou sua vida.

 

47-RATOS E HOMENS– Ambientado nos anos difíceis da depressão americana de 1930, dois amigos, George e Leenie, na procura de trabalho, acabam chegando a uma fazenda na Califórnia. George é o líder e o único que pode controlar a incrível força física de Lennie, um doente mental de bom coração. Eles acabam conseguindo emprego e moradia, mas tem de enfrentar a arrogância do filho do dono e as investidas de sua mulher.

 

48-RETRATO DE FAMÍLIA: O filme fala de um autista mais comum sem grandes habilidades, o que chama atenção, pois a maioria dos filmes trata de temas muito fantasiosos.

 

49-RAIN MANCharlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

 

50- REFRIGERATOR MOTHERS- Premiado filme da Kartemquin Educational Films, foi escolhido para a temporada 2002 da série de documentários P.O.V. (Point Of View) da Rede Pública de Televisão dos EUA. Em julho de 2002. história de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio de seus pai. mostra como aquelas mães conseguiram criar com sucesso seus outros filhos, nos levando a refletir sobre a pouca compreensão que temos do estabelecimento médico. 51-SEM PRECONCEITO- Baseado na história real de uma mãe que luta para provar que seu filho autista tem o dom para a música e pode ter um belo futuro. Porém enfrenta o preconceito das instituições de ensino que se negam mesmo a fazer testes com o garoto.

 

52-SIMPLES COMO AMAR-A deficiência mental é tratada com delicadeza nesta comédia dramática com pitadas românticas. O argumento inspira-se em uma personagem real, com quem a produtora Alexandra Rose conviveu na infância. Carla Tate (Juliette Lewis) é uma moça de 24 anos, com leve deficiência, que volta para casa cheia de sonhos e ambições, sua necessidade de realização pessoal se expressa de maneiras que sua mãe é incapaz de aceitar. Quando se apaixona pela primeira vez, Carla desafia a mãe para provar que, apesar das aparências, ela tem capacidade de ser uma mulher adulta responsável, que merece amar e ser amada. Em sua jornada de autodescobrimento, Carla e o namorado encontrarão suas próprias soluções para alguns dos maiores desafios da vida e provarão que, às vezes, uma vida simples pode ser extraordinária.

 

53-SHINE – BRILHANTE- A vida de um pianista australiano- portador da Síndrome de Asperger que, além de seus próprios problemas, precisa enfrentar o pai dominador.

 

54-SEM MEDO DA VIDA – Ao ser abandonada pelo marido, psicóloga decide desvendar seu pas4sado amoroso na companhia de seu neto de seis anos portador da Síndrome de Down.

 

55-TESTEMUNHA DO SILÊNCIONão há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre dos seus pais estão seladas dentro dele – a não ser que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las. Richard Dreyfuss é o psicólogo Jake Rainer.

 

56-SEM MEDO DA VIDA: História de uma avó e seu neto com síndrome de Down, que aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante. 57-TEMPO DE ESPERA: traz belo retrato sobre solidão feminina. Testemunha do Silêncio: Menino autista com 9 anos e sua irmã testemunham assassinato de seus pais. A polícia pede ajuda a um dos maiores especialistas no tratamento de crianças autistas, para desvendar o crime.

 

 58-THE BLACK BALLOON –Quando Thomas (Rhys Wakefield) e sua família mudam-se para uma nova casa ele tem de começar em uma nova vida, nova escola, tudo que ele quer é que continue a normalidade de sua vida. Quando sua mãe fica grávida (Toni Collette) seu pai Simon (Erik Thomson) o coloca para cuidar de seu irmão mais velho Charlie, que é autista (Lucas Ford). Thomas com a ajuda de sua nova namorada Jackie (Gemma Ward) enfrenta o seu maior desafio de sua vida (cuidar de seu irmão). Charlie faz com que Thomas percorra uma viagem emocional que provoca frustrações e angústias pela situação de seu irmão, em uma história que é engraçada, chocante e, por fim, emocionante.The Black Balloon é uma história sobre a descoberta do amor e aceitação de sua família.

 

59-UMA CRIANÇA DIFERENTE-Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia – uma criança como outra qualquer. Do dia para a noite, a vida de sua família vira de cabeça para baixo quando se descobre que ele é “diferente”: Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica? O contundente curta de Anna Barczewska descreve a luta de todos os pais de crianças com autismo.

 

60-UMA FAMÍLIA ESPECIAL-Filme muito raro que retrata muito bem o AUTISMO dos 4 filhos desta mãe que encara de forma muito bem humorada as situações difíceis que vive. Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama verídico da história de Jackie Jackson.

 

61-UMA  VIAGEM INESPERADAQuando Corrine Morgan descobre que seus filhos gêmeos são autistas ela decide proporcionar-lhes uma vida normal, superando os obstáculos impostos por uma sociedade que espera que eles se tornem reféns da doença

 

62-UM CERTO OLHAR-Alex (Alan Rickman) é um taciturno inglês que está no Canadá para se encontrar com a mãe de seu falecido filho. No caminho ele dá carona para Vivienne (Emily Hampshire), jovem que vai visitar a mãe.  Na viagem um caminhão atinge o carro, matando Vivienne. Alex sai então à procura da mãe da jovem. Ao encontrá-la, descobre que ela (Sigourney Weaver) é autista. Linda não tem qualquer reação ao saber da tragédia, mas Alex decide ficar com ela até o funeral. É quando ele conhece Maggie (Carrie-Anne Moss), a vizinha sexy com quem se envolve. 63-UM AMIGO INESPERADOKyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.

 

64-UMA LIÇÃO DE AMOR– Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

 

65-UM AMOR MUITO ESPECIAL- Uma família vive o problema de ter um filho deficiente mental, que é agravado pela morte da avó, que cuida do garoto. Porém, ele dá uma lição de amor e força de vontade quando, fascinado por esportes, aprende a correr e acaba sendo classificado para os jogos olímpicos para deficientes físicos.

 

TRANSTORNOS  E OUTROS

 

1-BICHO DE SETE CABEÇAS – Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

 

2-MELHOR IMPOSSÍVEL – O obsessivo-compulsivo Melvin Udall, um preconceituoso escritor grosseiro e sarcástico, tem como alvos principais Simon, um artista gay, que é seu vizinho e tem um cachorrinho, e Carol Connelly, uma garçonete que enfrenta problemas por ser mãe solteira e se desdobra para cuidar do filho. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.

 

3-OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS – Ao retornar da Segunda Guerra Mundial, três militares têm a dura missão de voltar às suas vidas normais e tentar se readaptar a sociedade. Vencedor de 7 Oscar: Melhor Filme, Diretor, Ator (Fredric March), Ator Coadjuvante (Harold Russell), Edição, Música e Roteiro Original.

 

4-UM ESTRANHO NO NINHO- Um condenado passa por louco para conseguir a transferência para um manicômio. Lá ele faz amizade com os internos e os incentiva a agir de forma independente, ganhando também a inimizade da enfermeira-chefe. Vencedor de 5 Oscar.

 

4-UMA MENTE BRILHANTE – John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

 

6-UMA SEGUNDA CHANCE Henry Turner (Harrison Ford) é um frio advogado de uma grande empresa, que acabou de ganhar um caso usando um artifício nada louvável. Em seu lar ele é extremamente rígido com Rachel (Mikki Allen), sua filha adolescente, e tem com sua esposa Sarah (Annette Bening) um casamento de aparência. Henry trata a todos, da sua empregada doméstica até sua secretária, com um cruel egoísmo. Porém toda sua vida é alterada quando, numa noite, vai até um mini-mercado comprar cigarros e ao chegar um assalto está em andamento. O ladrão acaba baleando Henry, que sobrevive mas perde sua memória. Inicialmente ele é tratado por Bradley (Bill Nunn), um fisioterapeuta, que faz Henry se recuperar fisicamente. Já em sua casa suas lembranças começam a ser refeitas mas de forma bem lenta, pois ele teve de reaprender tudo, inclusive a ler. Durante este processo de reconstrução Henry vai se revelando uma pessoa bem mais gentil e humana, que começa a questionar seu comportamento no passado. . DOENÇA RARA QUE CAUDA DEFICIENCIA

 

1-O ÓLEO DE LORENZO (RARA DOENÇA CEREBRAL DEGENERATIVA): Um garoto levava uma vida normal até que, aos seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença. SEXUALIDADE E OUTROS DESEJOS INCONFESSOS – ( PESSOAS COM  DEFICIÊNCIA E SEXUALIDADE ) As pessoas com deficiência lutam para ser reconhecidas como pessoas aptas a explorar sua sexualidade e levar uma vida sexual ativa. O filme mostra pessoas que falam abertamente sobre suas experiências para alcançar a realização sexual.

 

2-SOBRE O AMOR (CRIANÇAS DEFICIENTES, NAMORO E AMOR): Em uma escola para pessoas com deficiência na Rússia, crianças divertidas falam sobre suas vidas, especialmente sobre namoro e amor.

 

3-DESEMBUCHA (GAGUEIRA): Engraçado e contundente retrato dos esforços de Jeff Shames para superar sua gagueira e a negação de seu pai. 4-ENIGMA DE KASPAR HAUSERHistória verídica e obscura de Kaspar Hauser, cuja maneira de pensar difere totalmente da dos outros seres humanos. Cresceu num calabouço, acorrentado até o dia em que foi levado por um guarda a uma praça e ali abandonado. Um cidadão o encontra e o leva para a casa do capitão de cavalaria que o entrega às autoridades, ele é então exposto em uma feira de curiosidades, onde ganha o seu sustento. Um dia ele foge com alguns companheiros e é acolhido pelo Sr. Daumer. Dois anos depois, Kaspar sabe falar e escrever. 5-ESCOLA PARA TODOS: Documentário sobre o problema do acesso à educação para crianças com deficiência na Rússia, e a interação com os demais alunos em uma escola inclusiva. 6-ÍRIS: A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer. 7-O AVIADOR: Trata do TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, e conta a história de um pioneiro da aviação. SUPERDOTAÇÃO  

1-MENTES QUE BRILHAMConta a história de uma jovem operária, mãe solteira de uma criança que se revela superdotada, enfrentando muitos desafios em sua vida. Sempre Amigos: A história da amizade de dois meninos, um superdotado, porém com distrofia muscular e o outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos.